SEXUALIDADE - Dra. Juliana Lima

VAGINISMO

O vaginismo pode ser muito frustrante para mulheres sexualmente ativas ou para àquelas que desejam iniciar a vida sexual. É uma condição caracterizada por uma série de contrações involuntárias (indesejadas) da vagina.

Isso ocasiona muito desconforto, ou até mesmo impossibilita a penetração na hora da relação sexual. Além disso, dificulta e torna extremamente dolorosas situações como introduzir um absorvente interno, aplicador de pomada ginecológica, realizar exame ginecológico com espéculo ou exame de ultrassom transvaginal.

As consequências do vaginismo podem ser diversas, como dificuldade para se relacionar amorosamente, casamentos desfeitos, e até câncer de colo de útero (sim, mulheres deixam de realizar o exame preventivo de Papanicolau por medo da dor durante o exame).

A Fisioterapia Pélvica contribui efetivamente para o tratamento dessa condição, através da redução dos pontos dolorosos na vagina e melhora da funcionalidade dos músculos dessa região, permitindo que você possa ter uma vida sexual plena e satisfatória.

DISPAREUNIA

O termo Dispareunia engloba qualquer disfunção sexual caracterizada pela dor, seja ela superficial (“de entrada”) ou profunda (“de fundo”) durante o ato sexual ou atividade sexual que envolva penetração.

Um aumento de sensibilidade na área em torno da abertura da vagina, ou falta de lubrificação podem ocasionar a dor superficial ou “dor de entrada”, sentida justamente no momento da introdução do pênis ou vibrador. Já condições como endometriose ou miomas uterino podem ocasionar a chamada “dor de fundo”, dor profunda.

Tanto a dor superficial como a profunda, podem gerar diversos pontos de tensão nos músculos pélvicos, exacerbando ainda mais os pontos dolorosos sentidos durante o sexo. A Fisioterapia Pélvica contribui efetivamente para o tratamento dessa condição, através da redução dos pontos dolorosos na vagina e melhora da funcionalidade dos músculos dessa região, permitindo que você possa ter uma vida sexual plena e satisfatória.

VULVODINIA

A Vulvodinia é caracterizada pela dor ou desconforto crônico inexplicável na área em torno da abertura da vagina. Essa condição provoca ardência e queimação na genitália mediante atividade sexual, ou não.

Esse desconforto pode ser constante ou ocasional. Durar meses ou até mesmo anos, e depois desaparecer de modo tão repentino quanto começou. A vulvodinia pode ser desencadeada por eventos de candidíase de repetição, infecção urinária, vaginoses, entre outros.

A Fisioterapia Pélvica contribui efetivamente para o tratamento dessa condição, através da redução dos pontos dolorosos na vagina e melhora da funcionalidade dos músculos dessa região, permitindo que você possa ter uma vida sexual plena e satisfatória.

ANORGASMIA / DISORGASMIA

Anorgasmia, termo designado para ausência da sensação de orgasmo, mesmo havendo o interesse e desejo. Disorgasmia, dificuldade/demora para atingir o orgasmo durante o ato sexual com parceiro (a) ou sozinha.

Fatores como ansiedade, uso de determinadas medicações, como antidepressivos, conflitos no relacionamento e doenças crônicas podem estar diretamente relacionados a anorgasmia ou disorgasmia. Entretanto, alterações como fraqueza dos músculos pélvicos, comprometimento da inervação dessa região pós trauma (por exemplo pós parto normal) também podem levar a essa mesma condição de ausência ou dificuldade para o orgasmo.

A Fisioterapia Pélvica contribui efetivamente para o tratamento dessa condição, através do fortalecimento e melhora da funcionalidade dos músculos dessa região, permitindo que você possa ter uma vida sexual plena e satisfatória.